sábado, 11 de abril de 2009

Os filhos de Israel

Ouvi hoje nas noticias uma reportagem sobre o facto de cerca de 20% dos portugueses, suponho que se refiram aos portugueses de gema e não aqueles que, perante uma rusga, dizem "ué eu sou porrtuguesa", possuem genes judeus, ou ascendência judaica se preferirem. Penso que hoje em dia ao quando se referem a uma dada mistura de genes, no contexto actual de globalização, isto não surge como surpresa. No entanto pus-me a pensar, se tenho genes judeus que parte de mim se reflectem nos mesmos, assim reparei que sou um pouco sumitico, possuo um nariz respeitável (assim para o grande), cabelo escuro e olhos claros, mas por outro lado não passo sem um bom chouriço ou um bife de porco. No entanto não é face a estas constatações que vou alterar de alguma forma o meu dia a dia, simplesmente quando usar as expressões por nós tão bem conhecidas como "Vou fazer umas judiarias" ou " És mesmo judeu", estas irão ter agora um significado diferente na medida em que são mais identificáveis pois, por exemplo, se usar a expressão supracitada "Vou fazer umas judiarias", tendo em conta o contexto depreciatívo da mesma, vou saber que se me imagino a actuar comoum certo alguém tenho 20% de hipoteses de acertar na comparação. Como forma de conclusão esta noticia prova de que há pessoas com tempo e dinheiro a mais.

1 comentário: